quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Há um propósito no sofrimento

"Agora, compelido pelo Espírito, estou indo para Jerusalém, sem saber o que acontecerá ali. Só sei que, em todas as cidades, o Espírito  Santo me avisa que prisões e sofrimentos me esperam. Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus. Agora sei que nenhum de vocês, entre os quais passei pregando o Reino, verá novamente a minha face. Portanto, eu lhes declaro hoje que estou inocente do sangue de todos. Pois não deixei de proclamar-lhes toda a vontade de Deus." (Atos 20: 22 - 27)

Como o cristão enfrenta o sofrimento em sua vida?

1. Paulo fala no versículo 24 "..não me importo de sofrer..". Isso não significa que ele era um lunático que gostava do sofrimento simplesmente pelo prazer de sofrer. Na verdade o que ele quis nos ensinar era que ele tinha certeza que o sofrimento fazia parte de um propósito maior.

-Quanto maior o amor maior a força para suportar um sofrimento, uma dor.

-A nossa vida tem propósitos maiores que já foram pré-determinados por Deus, por isso não precisamos temer o sofrimento que nos aflige.

-As batalhas que vivo não são um acidente. Deus tem um propósito.

2. A vida estava submissa a um valor maior: JESUS. Podemos observar essa afirmação quando ele diz que o que realmente importa é terminar a corrida, a missão que Jesus deixou para ele aqui. 

-O viver é Cristo, o morrer é lucro.

- A glória de Deus vai se revelar em minha fraqueza. 
"Minha Graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso por amor de Cris regozijo-me nas fraquezas... pois quando sou fraco é que sou forte." (II Cor. 12 9 e 10)

- No auge da minha fraqueza, Deus mostra sua Força! "... pois quando sou fraco é que sou forte." 

3. Fidelidade do testemunho

-O sofrimento tem um propósito maior, testemunhar. 
"Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós há de ser revelada." (Romanos 8: 18). Uma das formas pelas quais a glória é revelada é através do testemunho e, por isso podemos acreditar que o sofrimento tem um propósito maior, o de testemunharmos do poder de Deus em nossa vida.

(fichamento de um sermão de uma pregaçao do Pr. Paschoal Piragine Jr. da Primeira Igreja Batista de Curitiba)