terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Aventura Morro do Canal - 01

 Olá..
Viver é aventurar-se! 

Essa é minha última semana de férias, e enquanto estava deitada na cama, às 11h pensando no que iria fazer, um pensamento me veio à minha cabecinha, que ao contrário do que alguns dizem não é vazia. O pensando foi o seguinte: semana que vem eu começo a trabalhar, então essa semana tenho duas coisas muito importantes para fazer: 1ª dormir e descansar bastante; 2ª aventurar-me, fazer trilhas, afinal de contas depois que eu começar a trabalhar não terei como fugir do trabalho.Então, levantei e comecei a fazer o roteiro da minha aventura.

Aquífero e a Lara
Destino: Morro do Canal
Data: 28 de dezembro de 2011
Horário: 14h30 mais ou menos... 
O que levar: Agua, barra de cereal, e uma camisa para a volta
Como ir: moto

Então chamei alguém para ir comigo, mas... ok... fui sozinha. Por que não???

Peguei a moto, minha fiel companheira, e fui rumo a mais nova aventura.. No caminho eu ficava pensando se iria encontrar a chácara que dá acesso ao morro. Confesso que meu maior medo foi me perder no caminho, ou voltar sem conseguir chegar ao morro. Mas no meio do caminho, encontrei cada paisagem que só pelo passeio de moto já vali a pena. Campos, morros, florestas, aquíferos.. sim, lagos onde pessoas pescavam e tomavam banho. Como hoje o sol estava tão quente, literalmente queimando meus braços, eu pensei: na volta vou parar e tomar banho aqui. A agua era convidativa. Lugares lindos.

Ainda no caminho para o morro me deparei com um problema. A rua de acesso estava bloqueada. Mas eu sou moto, e sendo assim, passei pelo bloqueio. Ah! a rua estava bloqueada por causa de desabamentos que teve no local.. Mas deu para passar de moto. Ufa!!!

Continuando pelo caminho, que na verdade era uma estrada de chão, depois de muitos buracos, pedras e poeira, finalmente cheguei à chácara que dá acesso ao morro. Chegando lá deixei a moto e fui rumo a mais nova aventura.

Logo de início há uma placa indicando a trilha, também dizia o seguinte: 1635m de caminhada, tempo médio de 1h30min e de intensidade média.

parando pra admirar a paisagem e descansar na sombra
A trilha é toda bem cuidada, e tão preservada que em alguns momentos não conseguia ver a trilha abaixo dos meus pés. Durante todo o tempo eu ficava maravilhada com o lugar, com a preservação e com a oportunidade de estar ali, vivendo um pouco do que Deus desenhou na natureza para mim. Em alguns momentos é possível ver flores pelo caminho, digo em alguns momentos porque não é primavera, logo as flores não estão muito por ali. A trilha foi em alguns momentos d pedra, outros de barro, e outros de rocha que era literalmente escalas. Ainda bem que tinha ajuda de algumas correntes em que eu podia me apoiar e subir. 

que visual
O caminho, a subida, degrau por degrau, pedra por pedra.. posso dizer que me cansei sim na subida, mas que ao final... na verdade, antes disso, a cada pedra enorme que eu via eu pensava, o topo está logo ali, mas parecia que eles fugiam de mim e ia mais acima.. Por que isso? Só pode ser complô.. rsrs.. mas como eu ia dizendo... o final, estar lá em cima, e ver toda aquela paisagem foi totalmente recompensador. O cansaço que antes tomava  conta de mim desapareceu completamente, e por alguns instantes eu olhei mais para cima e disse: "uai! acabou??? aqui é o topo??? mas eu quero mais...." sim, eu queria ir além, não porque não era linda a vista de onde eu estava, mas sim porque ai chegar ali eu me senti tão perto de Deus, e as nuvens não paravam de se moverem,  Deus, logo ali, me dando as boas vindas. Eu olhei para baixo, e para os lados, e não veio outra coisa em minha cabeça a não ser: "Ual... como Deus é grande e majestoso, e aqui posso experimentar só um pouco disso.." A verdade é que as palavras não podem expressar a verdade about Deus.

Hora de voltar. A descida é bem mais fácil que a subida, mas as vezes parecia ser mais perigosa. Acho que é porque nessa hora estamos olhando para baixo, e chega a dar um friozinho na barriga quando tentamos enxergar alguma coisa e só vemos um penhasco e muita mata. Desci com a imagem do topo na minha cabeça, e pensando em quando iria voltar. Foi maravilhoso!!!
Top of the Morro.. rsrs

Tempo de subida: 45 a 50 min.
Tempo de descida: 35 a 40 min.
O que levar a mais: protetor solar..


Pico do Morro do Canal - Nas Nuvens
Bem pessoal, é isso. Se quiserem fazer essa trilha e precisarem de uma companhia é só me  chamar que eu topo quantas vezes me chamarem. Também deixo aqui um aviso: a próxima aventura será no caminho do itupava, então se você se empolgou com essa e quiser ir junto no caminho do itupava é só mandar um recadinho...

Pedras que eu vou subir
 
as vezes o único caminho para o topo é subindo por pedras
"..na fenda das rochas.."

"..na fenda das rochas.. na gruta.."

meus pés cansados e subindoooo

..e subindo..


pés descansando após a subida


"Pés cansados de tanto caminhar.. alma descansada em Deus."