quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O valor do Perdão


É muito conhecido o versículo que diz que devemos perdoar uma pessoa até setenta vezes sete. Mas afinal de contas, o que é perdoar???

Tem pessoas que dizem que perdoar é esquecer. Eu não concordo com isso. Para mim perdoar não é esquecer, mas sim nunca usar o que aconteceu para agredir outra pessoa, ou nunca usar para ofender, ou em uma briga não ficar lembrando do acontecido. Perdoar é "largar a mão do pescoço da outra pessoa" e deixar essa pessoa viver livre, sem o peso do passado. Perdoar é ver o erro mas saber que esse erro não tem nenhuma influência na vida das pessoas envolvidas.

Perdoar nem sempre é fácil. Dependendo do acontecido a pessoa até chega a dizer: "Não tem perdão!" Será que não tem perdão? As pessoas confundem perdão com mudar o passado, mas perdão não é isso. Perdão é olhar para frente e não deixar o que aconteceu no passado influenciar no presente. O perdão é capaz de construir pontes onde um dia foi construída uma muralha.

O perdão é algo tão forte. Não é fácil perdoar, mas também não é fácil reconhecer que errou e se arrepender a ponto de se humilhar e pedir perdão. Então estão os dois debaixo do mesmo peso, e com uma grande oportunidade de serem livres juntos, quem pede perdão e quem perdoa.

Em relação a nossa vida cristã, tem uma frase que eu gosto muito, que não é tirada da Bíblia, mas que com certeza pode ser encontrado fundamentos para isso, é a seguinte: "Quando perdoamos alguém destruímos os planos que satanás tinha para acabar com aquela pessoa." Veja só, nós podemos destruir os planos de satanás simplesmente liberando perdão. Que forte isso não? Sem contar que é muito mais fácil perdoar do que passar o resto da vida carregando o peso de uma mágoa e deixando que isso interfira em sua vida. Pra que isso????

Se você tem uma pessoa que precise perdoar faça isso sem que essa pessoa peça. Perdoar não é um sentimento, é uma escolha, e você pode escolher perdoar alguém que te feriu, soltar a mão do pescoço dessa pessoa e construir pontes.

"Perdoar é um ato de coragem. Lutar pela pessoa e demonstrar o perdão é um ato de amor."

"Não se pode ir longe em uma amizade sem estar disposto a perdoar os pequenos defeitos um ao outro."

Perdoar é uma escolha. Eu escolho perdoar. E você?