quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

..tiaaa..

Uma vez uma amiga me disse que não gostava de ser chamada de tia pelos seus alunos. Pensei que iria falar a mesma coisa.. mas ao ouvir essa palavrinha sair da boca de uma criança, ao ouvir um serzinho me chamando de tia, fiquei tão feliz.. Não tem como expressar o que senti, foi um misto de sentimento de "super-heroína" com amizade.. Eu?? Tia???? Nunca fui muito próxima das crianças, nunca consegui estar muito a vontade com elas, mas confesso que meu trabalho, professora de natação infantil, adolescente, adulto, idoso.. tem me ajudado muito  a lidar com os pequeninos, e isso em todos os lugares. Nos momentos em que sou tia meu mundo volta a ser grande, porque naquele momento volto a olhar  o mundo com os olhos de criança. Esqueço as preocupações e responsabilidades do mundo de adulto, esqueço o relógio e seu acelerado tic tac. Ao invés disso eu brinco todo o tempo, dou risada quando dá vontade, entro na fantasia de uma criança e faço, naquele momento, a fantasia da criança, ou sua realidade mais pura e inocente, meu mundo. Quando sou chamada de tia minha realidade é a alegria do momento, a brincadeira é a coisa mais séria que existe, e deve ser considerado como tal, sem perder a espontaneidade e alegria de estar naquele momento sendo tia. Para uns sou simplesmente a tia, para outros a tia da "piscina grande", ou ainda a tia "Delbola", não importa qual dessas, sou tia.